Conheça 4 vantagens da Auditoria Retrospectiva
26/02/2024A Auditoria Retrospectiva é uma atividade analítica realizada para avaliar os serviços prestados pela operadora de saúde durante o tratamento do beneficiário. Diferente das demais metodologias de auditoria, ela é realizada após a finalização dos processos dos beneficiários junto ao plano de saúde.
Com uma equipe qualificada e as tecnologias certas para análise dos procedimentos e pagamentos, os beneficiários saem ganhando porque a qualidade da assistência médica tende a melhorar, além disso, com parâmetros bem ajustados, a autorização de procedimentos também tende a ficar mais rápida.
1- Garantia da conformidade das contas
Já para a operadora ou autogestão, destacamos os quatro principais benefícios, que você confere abaixo:
A Auditoria Retrospectiva avalia de forma global o atendimento prestado ao beneficiário pelo serviço de saúde, avaliando todas as indicações médicas, medicamentos, procedimentos e pertinência no uso de OPME. Além disso, esse tipo de auditoria também olha para as contas, reduzindo o número de atrasos e de pagamentos indevidos.
2 – Desenvolvimento de um processo de melhoria contínua
Com o mundo cada vez mais rápido, não é possível parar um negócio para avaliar a sua performance e na área da saúde, muito menos. Por isso, o processo de Auditoria Retrospectiva é ideal para garantir a melhoria contínua dos processos.
A princípio, avaliar os procedimentos já realizados pode parecer contraproducente, porém é através do tratamento adequado das informações obtidas através da Auditoria Retrospectiva melhoram a experiência dos beneficiários e das pessoas envolvidas no processo a partir da discussão de evidências e processo de aumentarmos a porcentagem de assertividade durante a ação médica e hospitalar.
3 – Diminuição da chance de fraudes durante atendimento
Todo processo de saúde precisa estar amparado em informações e normas científicas. Com um setor de auditoria bem estruturado, fraudes são identificadas com maior exatidão, através de avaliações prévias. Como: Auditorias de Autorização, Segunda Opinião Médica ou Junta Médica, mas, em casos pontuais é onde a Auditoria Retrospectiva, fazendo o controle de segundo olhar, o erro pode ser corrigido, evitando que casos iguais ou semelhantes voltem a acontecer.
4 – Inovação e novas estratégias de negócio
A Auditoria Retrospectiva faz uma análise geral da prestação de serviço em saúde, por isso, é responsável pela criação de diversos insights que podem servir tanto para a melhoria do serviço, como já foi citado acima, quanto para o desenvolvimento de novas soluções.
Um auditor na área da saúde tem experiência in loco, teorização das técnicas e atualização constante na área da saúde compreende as particularidades da administração, assim conseguirá avaliar melhor as informações auditadas, contribuindo diretamente para a economia e gestão do negócio.
Conheça as Soluções de Auditoria da FESC
A Auditoria Técnica Retrospectiva é apenas um dos serviços de auditoria oferecidos pela FESC, pois a solução completa para auditoria de operadoras de saúde conta com Auditoria Médica de Autorização, Segunda Opinião Médica, Junta Médica, Auditoria Técnica Retrospectiva, Parecer Técnico Especializado em NIPs e Demandas Judiciais, Auditoria de OPME e Mediação Médica.
Todos os processos garantem a impessoalidade no processo e uma equipe administrativa dedicada e com foco em qualidade. Além disso, as Soluções de Auditoria da FESC contam com profissionais altamente qualificados e atualizados, garantido que todas as ações estejam de acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Sistema Unimed.
Para começar a realizar processos de auditoria que garantem a otimização de recursos para o seu negócio, conte com os serviços da FESC.