Operadora de plano de saúde tem que oferecer ambulância ou remoção?
28/12/2023Ao contratar um plano de saúde, o beneficiário depende da oferta de serviços, por isso, para muitos casos o transporte por ambulância deverá ser realizado. Ao contratar um plano, é importante estar ciente da sua área de cobertura. Existem planos nacionais, estaduais e locais.
A Resolução Normativa nº 490 da Agência Nacional de Saúde Suplementar é quem define as regras para cobertura de remoção de beneficiários de planos privados de assistência à saúde. Conheça as obrigações das operadoras de acordo com a RN nº490.
Para utilizar do serviço de ambulância ou remoção, o beneficiário deve obedecer a algumas regras, como já ter cumprido o período de carência do plano e estar dentro dos limites físicos de cobertura do convênio.
Quando a remoção deve ser realizada pelo plano de saúde
O plano de saúde deve se responsabilizar pela remoção de pacientes em ambulância quando eles estão em algum espaço de pronto-atendimento ou Unidade hospitalar para hospital cooperado, referenciado, credenciado, e da rede própria da operadora, vinculados ao plano do beneficiário, desde que seja identificada a falta de recurso no local de origem.
Apesar de existir a legislação sobre o tema, os planos de saúde podem incluir serviços extras em seus contratos.
Conheça as Soluções em Regulação de Transportes da FESC
Remoção Inter Hospitalar
O serviço de remoção de pacientes em ambulância precisa ser feito de forma eficiente e ágil. Por isso a FESC conta com profissionais capacitados e ambulâncias de última geração para transporte de pacientes de baixa, média e alta complexidade.
Regulação e Atendimento Pré-Hospitalar (APH)
Este serviço garante o atendimento de urgência ou emergência fora do ambiente hospitalar, em ambulâncias equipadas. Na FESC, os atendimentos são feitos por um médico regulador, que pode orientar o paciente por telefone ou enviar uma ambulância para atendimento in loco, caso seja necessário.
Alô Doutor
A FESC também oferece o serviço de atendimento ao beneficiário por meio de uma linha telefônica, um canal exclusivo para médicos e beneficiários para solução de dúvidas e encaminhamento das demandas para os espaços corretos. Esse é o Alô Doutor.
Agora que você já sabe tudo sobre os serviços de ambulância e remoção que devem ser oferecidos pelos planos de saúde, conheça também nosso serviço de Contact Center.